Bem-vindo ao nosso Blog. Hoje é

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CORREDOR DÁ EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

Existem pessoas que reclamam de tudo, do sol, da chuva, do frio, do calor, enfim, para elas o que importa é o universo ao seu redor. Outra característica marcante é o fato de uma história triste ser usada como desculpa para tudo. Por outro lado, a superação faz parte do cotidiano de muita gente. Em Angra, o corredor veterano Fernando de Lima Avelar, o popular Pão Pão Noel, resolveu começar a romper os seus próprios limites e agora é também treinador de deficientes visuais.
Há cerca de seis meses, o agora treinador Pão Pão Noel ensina as técnicas da maratona a cinco deficientes visuais. Todos os dias, exatamente às 4 horas, eles saem do Centro rumo ao Colégio Naval. No caminho, o professor passa as técnicas de respiração e controle das passadas. Ele revelou que essa experiência tem sido um grande aprendizado. “Fico admirado com a capacidade e a força de superação desses atletas. Ao vê-los em ação penso que posso ser um homem cada vez melhor, pois em meio a todas as dificuldades eles ainda conseguem sorrir”, diz o emocionado professor.
Carlos Alberto de Souza, 37 anos é cego de nascença e encontrou no esporte uma nova alegria de viver. “Eu penso que não adianta nada ficar reclamando, ou até mesmo mendigando um sorriso, creio na força da paz. Através da corrida, eu encontrei uma nova razão para viver, me divirto muito com os meus amigos e o nosso professor, que é paciente e dedicado”, diz Carlos.
Paulo Henrique Gomes, 38 anos, perdeu a visão aos poucos, até que em 2004 ficou completamente cego. Ele conta que precisou de muita fé para lidar com a perda da visão. “Agradeço a Deus por estar vivo, só eu sei o que passei. Quando ouço a respiração e os passos no asfalto me sinto livre. É como seu eu pudesse voar ou até caminhar sobre as nuvens. Não vou deixar a corrida, ela me faz muito bem”, diz o atleta.
No último domingo, eles participaram da meia maratona da 5ª Feira de Arte e Cultura de Mambucaba, chegando em segundo lugar na categoria especial. Na modalidade de corrida para cegos, se faz necessário um guia, que desta vez foi o próprio professor.
O vereador Manoel Cruz Parente, do PHS, esteve no evento e ressaltou a participação dos atletas. “Eles abrilhantaram o nosso dia, a força de vontade dos dois é incrível. Quero parabenizar também Pão Pão Noel pela iniciativa”, diz o vereador.

Fonte: Jornal a Voz da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!