De quatro a oito de julho serão realizados 17 encontros, entre leituras, peças de teatro, bate-papos, filmes e lançamentos de livro compõem a programação paralela da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Com curadoria de Miguel Conde, as atividades vêm somar-se à programação principal da Tenda dos Autores. Além disso, acontece um debate reunindo o escritor João Ubaldo Ribeiro e o dramaturgo Walcyr Carrasco em torno dos cem anos de Jorge Amado é um dos eventos especiais da Flip – Casa da Cultura.
A jornalista e escritora britânica Annalena McAfee e o cineasta espanhol David Trueba são alguns dos nomes internacionais convidados. Premiado escritor português José Luís Peixoto volta à Flip para fazer, pela primeira vez, uma leitura pública integral de Morreste-me, escrito logo após a morte de seu pai.
Participantes da programação principal da Tenda dos Autores, Javier Cercas, Stephen Greenblatt e Silvia Castrillón participam também de debates na Flip-Casa da Cultura, permitindo um contato mais intimista com o público.
Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos na Casa da Cultura ou na bilheteria da Flip para eventos do mesmo dia ou do dia seguinte. Para atividades gratuitas, é necessário retirar ingressos na Casa da Cultura uma hora antes.
Autor homenageado da Flip 2012, Carlos Drummond de Andrade é tema de uma série de atividades. Realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e patrocinada pelo jornal O Globo, a exposição Faces de Drummond ocupará o segundo andar do espaço e fica em cartaz ao longo de todo o mês de julho, propondo uma leitura abrangente sobre a vida e obra do poeta. No dia sete de manhã, o compositor e poeta Hermínio Bello de Carvalho relembra sua proximidade e correspondência com o amigo itabirano. Finalmente, Drummond é tema da encenação de Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade, monólogo com a atriz Sura Berditchevsky, baseado na troca de correspondências e na intensa relação entre o poeta e sua filha.
A Sala de Exposições Temporárias abrigará ainda a exposição A Flip nas páginas do Globo, com conteúdo do jornal em torno dos dez anos da festa literária.
Finalmente, uma novidade da 10ª edição da Flip é a apresentação das Noites de Cinema, em parceria com o Itaú Cultural. Serão três longas metragens recentes de diretores brasileiros: Mr. Sganzerla – Os signos da luz, de Joel Pizzini, sobre o diretor do cinema marginal paulistano; Ex-Isto, de Cao Guimarães, baseado na obra Catatau, de Paulo Leminski e Daquele instante em diante, de Rogerio Velloso, sobre a vida do músico Itamar Assumpção.
Embora façam parte da programação Flip - Casa da Cultura, a exibição dos filmes acontece na Tenda do Telão nas noites do dias cinco, seis, excepcionalmente, na manhã do dia oito, último dia da festa.
FONTE: JORNAL A VOZ DA CIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!