Peritos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), deverão estar visitando a Usina de Angra 1, ainda esta semana para preparar a missão Osart que a usina brasileira receberá em 2012. A Osart é a equipe de revisão de segurança operacional da AIEA, formada por especialistas do mundo inteiro.
O objetivo é fazer uma revisão de segurança das usinas nucleares inspecionadas.Desde o começo do programa, em 1982, as equipes de revisão já visitaram todos os principais tipos de usina existentes no planeta. Até hoje, mais de 150 avaliações já foram feitas. As missões são seguidas de visitas complementares, que ocorrem entre 12 e 18 meses depois da vinda inicial.
O trabalho preliminar em Angra 1 permitirá aos peritos fazer um levantamento das necessidades que a equipe de inspetores terá durante a missão e conhecer o sítio da usina. Também servirá para que elaborem a logística da visita programada para 2012.
Esse trabalho consiste de uma série de reuniões preparatórias, onde os chamados counterparts - gerentes da usina que representam a empresa inspecionada durante a missão - serão entrevistados em assuntos de suas áreas relacionados à segurança operacional. Em Angra 1 - assim como aconteceu em Angra 2, que recebeu uma missão Osart em abril - ocorrerá uma avaliação específica de cultura de segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!