“O farmacêutico tem papel fundamental, somando seus esforços aos dos outros profissionais de saúde”
Vereador Manoel Parente
Vereador Manoel Parente
Após realizar o Seminário " A Importância do Farmacêutico no Setor da Saúde Pública: Aspecto Legal, Sanitário e Econômico", em março deste ano, no Plenário Benedito Adelino, na Câmara Municipal de Angra dos Reis, o vereador Parente, foi destaque na edição nº 90 - maio/junho-2010, da Revista RioPharma.
Veja matéria abaixo:
Farmacêutico e saúde pública
Angra é palco de discussões sobre como melhorar a assistência farmacêutica no SUS
Em março, Angra dos Reis foi sede do seminário “A Importância do Farmacêutico no Setor Público de Saúde: aspecto legal, sanitário e econômico”, que recebeu apoio do vereador Manoel Cruz Parente e foi organizado pelo farmacêutico Fabio Arcenio.
O vereador declarou como positivo o resultado do evento e destacou a excelente qualidade do corpo de palestrantes, entre eles Paulo Oracy Azeredo, presidente do CRF-RJ; Francisco Claudio de Souza Melo, secretário-geral do CRF-RJ; Stefania Leiras Braga, farmacêutica especialista em regulação da Anvisa; Mariane Marques de Andrade Melo, farmacêutica responsável pela logística da gerência de DST/AIDS, da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sesdec); e Maria de Fátima dos Santos Gomes, major farmacêutica do Laboratório Químico do Exército.
Stefania disse que o evento possibilitou estreitar os laços entre a classe farmacêutica e os órgãos de saúde. Segundo ela, puderam vislumbrar meios de baratear custos dos serviços de saúde, assim como melhorar a efcácia dos tratamentos apenas com a alocação racional dos profssionais farmacêuticos. Mariane foi convidada para palestrar sobre a complexa questão da importância do trabalho do farmacêutico na logística do programa
DST/AIDS. Para Mariane, o encontro foi uma excelente oportunidade de divulgar o papel e a importância do profssional farmacêutico nos diferentes segmentos da saúde pública. O objetivo do evento foi sensibilizar os gestores de saúde perante a temática apresentada. “Achei muito interessante o trabalho desenvolvido por Fabio Arcenio e pelo vereador Parente, com a intenção de mostrar a importância da profissão no diversos níveis de atuaçãodesde o contato direto com consumidor até a gestão de
programas e serviços, passando pela necessidade de constituir equipes multidisciplinares para a implementação de ações em saúde” declarou a Major Maria de Fátima.
Arcenio agradeceu a participação estratégica do vereador Parente, que possibilitou a realização do evento. “Com certeza, sem o seu prestígio não teríamos chegado até o seminário, sem considera outros avanços que temos atingido como o apoio dele e que continuaremos a ter” declarou o farmacêutico.
Já o vereador, apesar de não ser farmacêutico, diz que seu apoio foi dado ao evento por sentir-se no dever de desenvolver, promover e criar parcerias para melhorar a qualidade de vida da população.
“O farmacêutico assume papel fundamental, somando seus esforços aos dos outros profisionais de saúde e aos representantes comunitários em busca de melhor qualidade de vida nos municípios”, disse Parente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!