Abaixo na ìntegra, o discurso do Vereador Parente na Câmara Municipal do Rio de Janeiro
"Tenho acompanhado o trabalho dos farmacêuticos mais de perto o que vem me sensibilizando cada vez mais quanto a sua importância para o setor de saúde público.
Devo aqui destacar o trabalho realizado pelo farmacêutico responsável técnico pela Farmácia social do Parque Mambucaba que supervisiona e coordena todas as atividades desenvolvidas no estabelecimento.
As inúmeras queixas registradas sobre o atendimento quando eu era subprefeito, hoje está reduzido à zero, que incluía desde grosseria até mesmo erros de dispensação. Tínhamos um atendimento super burocratizado, com filas extensas, e os pacientes não tinham as orientações que necessitavam.
Os serviços hoje são executados por auxiliares de farmácia que estão sob a sua direção. Estes profissionais compõem o quadro permanente da prefeitura e apresentam o perfil que a saúde exige e para o trabalho em farmácia.
Todos têm conhecimento sobre a lei do SUS e noções de legislação farmacêutica, e conhecem os riscos que os medicamentos oferecem, assim como a importância das condições ideais de armazenagem, além dos cuidados com a receita na hora de dispensação, devendo compreender muito bem o papel e a importância do farmacêutico ao qual estão subordinados, tudo exigido em concurso para o quadro da prefeitura, muito diferente das pessoas que eram sacadas de outros setores, sem o menor conhecimento, e compromisso com os serviços do setor colocando a população em serio risco, para atuarem no setor de farmácia.
Acompanhamos a evolução quanto a disponibilidade de medicamentos. A farmácia hoje oferta medicamentos que certamente onerariam os mais desprovidos de recursos e que constituem uma considerável parcela de nossa comunidade, comprometendo totalmente o tratamento já que não o adquiririam no comércio.
Em sua luta trabalha para a inserção de novos medicamentos com custo maior, mas que já apresentam grande demanda, evitando a sua judicialização, evitando os desconfortos que geram aos pacientes e a prefeitura, apoiado por seus demais colegas..
Além da manutenção e aumento dos medicamentos ofertados hoje, a nossa grande luta é sensibilizarmos os demais atores do poder público de Angra quanto a importância deste profissional na atenção farmacêutica, para adesão e eficácia do tratamento, assim como na proteção quanto aos efeitos nocivos que estes tipos de produtos podem oferecer quando usados de forma inadequada, sem a prescrição de um profissional habilitado, prescritos erroneamente, situações estas em que somente o profissional farmacêutico, um especialista em medicamentos pode estar atuando junto aos profissionais que prescrevem medicamentos e aos seus usuários de modo a reduzir os prejuízos de toda sorte, principalmente os intangíveis que resultam em danos maiores e irreversíveis, como a morte.
Recentemente, a Câmara dos Vereadores de Angra dos Reis, no dia 17 de Março deste ano foi palco um importante seminário onde destacamos o grande valor deste profissional, onde podemos contar com as presenças ilustres do presidente do CRF do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Paulo Oracy, com o Secretário Geral do Conselho, Dr. Francisco Claudio hoje aqui presentes, além dos representantes do Exército Brasileiro, a Major Farmacêutica Maria de Fátima dos Santos Gomes, Dra Stefania Leirias Braga, Especialista em Regulação de Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA e Dra Mariane Marques de Andrade Melo, farmacêutica responsável pela Logística da Gerência de DST/AIDS, SESDEC-RJ, palestras. Conseguimos gerar grande repercussão em Angra dos Reis, já que foi bastante difundida pela nossa Tv Câmara em Angra . Assim como em outros municípios que tiveram acesso ao site do CRF e ao meu blog. Colegas vereadores distantes entram em contato e demonstram grande sensibilização quanto ao assunto, apresentando inclusive interesse em também realizar o mesmo trabalho.
Muitas pessoas entram em contato comigo e revelam o quanto foi esclarecedor o nosso trabalho já que grande parte delas demonstram falta de conhecimento quanto ao papel do farmacêutico e ficaram surpresas quanto a sua importância.
Acho que contribuímos bastante para que o caminho fosse aberto. Somente com um trabalho estratégico de visibilidade, poderemos conquistar o espaço de direito dos farmacêuticos. Assim como esta audiência pública, que tenho certeza trará repercussão positiva ainda maior.
Agradeço ao Conselho de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro a oportunidade de poder aqui dar a minha humilde contribuição e de ser a voz dos farmacêuticos de Angra dos Reis e de seus auxiliares de farmácia que tanto contribuem para assistência farmacêutica do município que tenho grande orgulho de representar que tenho a certeza está caminhando para um trabalho pioneiro, com o apoio do CRF-RJ".
Parabêns Vereador Parente por suas palavras e principalmente por esta levando esta bandeira junto aos seus idealizadores ao mais alto patamar, sabendo que a população em especial o Parque Mambucaba agora pode contar com um serviço de atendimento especializado e que se ainda não esta de primeiro mundo mas com certeza com o empenho do Dignissimo Vereador e os demais profissionais do ramo chegaremos la.
ResponderExcluirMas uma vez meus parabêns por representar toda uma população junto a Câmara Munipal do Rio de Janeiro e saiba que eu e todos os moradores do 4º Distrito "Parque Mambucaba"
estamos torcendo e pedindo a Deus pelo seu mandato e que o Senhor possa trazer muitas e muitas conquistas para o 4º Distrito e toda Angra dos Reis.
Vereador Deus e contigo.