Bem-vindo ao nosso Blog. Hoje é

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MATÉRIA SOBRE REQUERIMENTO DO VEREADOR PARENTE É PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA LIVRE

A Edição n.º 061 do Jornal Tribuna Livre publicou uma matéria do Vereador Parente, que fala sobre o Portal da Transparência. Confira na íntegra a reportagem:
- Orçamento da Câmara em 2009 é de R$ 14 milhões

Estreante na Câmara Municipal e único dos novos parlamentares eleitos em 2008 a compor a atual Mesa Diretora da Casa, na função de 2º vice-presidente, o vereador Manoel Parente (PHS) quer implantar uma inovação na gestão do Legislativo. Em agosto Parente apresentou ao colegas a proposta de criação de um ‘Portal da Transparência’, abrindo todas as contas da Casa, inclusive as diárias, compras e serviços que atendem aos 12 vereadores. A proposta, ele diz, não é novidade, mas um compromisso dos parlamentares.
— Isso permitirá interatividade com a Câmara. Todos os cidadãos poderão acompanhar tudo o que os vereadores fazem. Vamos adaptar a Câmara ao que já acontece em outras cidades — disse.
O tema é polêmico. No passado a Câmara Municipal foi alvo de campanhas de difamação, inclusive na Imprensa, e discutiu-se muito a necessidade de transparência na administração da Casa, cujo orçamento em 2009 deve bater os R$ 14 milhões. Para o vereador do PHS, portanto, há justificativa e condições para se criar o Portal, disponibilizando na Internet, inclusive um cadastro de prestadores de serviço, além das proposições, Leis e sugestões dos parlamentares. Seria uma forma, crê, de também motivar visitações ao site do Legislativo que sofre com a falta de atualização.
— Os vereadores trabalham muito e a população deve acompanhar tudo isso da forma mais próxima possível — crê.
Todas as contas da Câmara Municipal são fiscalizadas diretamente pelo Tribunal de Contas do Estado. Ex-gestores da Casa já foram condenados a devolver recursos ao Erário, sob suspeita de má-administração. A atual administração da Câmara não é obrigada a implantar a sugestão, mas Parente promete cobrar, no mínimo, uma mudança de postura que torne as ações parlamentares mais ao alcance da população.
— Estamos trabalhando com dinheiro público e não tenho constrangimento em abrir minhas contas — promete o vereador.
Jornal Tribuna Livre - Edição n.º 061

Um comentário:

  1. Há um site que tem tudo sobre Câmaras e Vereadores. Eu me cadastrei e recebo todos os dias notícias. O site é:
    www.vereadores.net vale conferir.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário!