Abaixo um resumo dos históricos dos agraciados peloVereador Parente:
Título de Cidadão Angrense
Maria Lucy Menon
Nascida e criada em São Paulo, capital, fez a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras e, ainda estudante, fez parte da equipe que implantou o MOBRAL, primeiro movimento voltado para erradicação do analfabetismo no país, baseado no método Paulo Freire. A Faculdade de Pedagogia, com especializações para direção de escolas e orientação educacional, complementou sua formação. Como professora de português ensinou para classes desde alfabetização de adultos até faculdades. Em 83 conheceu a Vila Histórica, onde imediatamente desejou viver um dia, o que se concretizou em 94 com a mudança da família para nosso município, onde continuou atuando na área de educação e junto a entidades de preservação ambiental.
Em 2007 criou na parte baixa de sua casa um Centro Cultural que recebeu o nome “ Oca da Cultura Tamoia”, e que tem como projeto principal resgatar a cultura Tamoia que viveu sempre em harmonia com a natureza, necessidade vital para nossa sobrevivêcia no século XXI . É o espaço na Vila Histórica onde se e encontram os amigos, os músicos , artesões, artistas plásticos, e onde são realizados cursos artesanais, exposições, palestras e onde há também uma biblioteca disponibilizada para toda comunidade . O espaço de cursos e os ateliers se misturam para que a teoria e prática também se encontrem e integrem-se em ação, prazer e crescimento para todos.
Maria da Trindade de Paula
Nascida no dia 06 de Janeiro de 1956, na cidade de Prados – MG.Aos 2 anos de idade mudou-se para Volta Redonda e depois para Barra Mansa, onde morou até seus 40 anos.Em 1975 casou-se com Francisco Carlos de Paula, com quem vive bem até hoje, fazendo juntos 35 anos de União.Mudou-se para Angra dos Reis em 1996. Ganhou mais 3 netos, ficando com um total de 5.
Como sempre viveu rodeada de crianças, ( primeiro os filhos, depois os netos ) se sentiu tocada com a situação em que viviam as crianças do Parque Mambucaba. Resolveu que iria de alguma forma ajudá-las, foi quando surgiu o trabalho social na sua vida. Trabalhou como voluntária na Pastoral da Criança por 2 anos sem o curso de capacitação, vindo a fazê-lo em 2002. Após o curso , tornou-se uma líder da Pastoral da Criança.
Em 2003 foi formada mais uma comunidade no Parque Mambucaba, no Campo da Gringa, a Comunidade São Paulo Apostolo. Onde Dade levou o trabalho da Pastoral da Criança e coordenou essa Pastoral por 6 anos.
Em 2009 foi indicada a Coordenação Paroquial da Pastoral , onde teria que coordenar as Pastorais de toda Paróquia. Iniciando na Guariba e terminando na Prainha. Ao todo são nove comunidades. Mesmo um pouco relutante aceitou mais essa missão que pretende levar com carinho e dedicação, como tudo que Deus coloca em sua vida!
Pastor Joel Batista de Andrade
Nascido em vinte e dois de Dezembro na cidade de São João de Meriti – RJ, casado com Ladjane Felipe de Andrade, pai de três filhos, pastor da Igreja Nova Assembléia de Deus do Parque Mambucaba.
Chegou em Angra em Fevereiro de dois mil e seis vindo residir em Mambucaba; ali chegando iniciou o seu trabalho evangélico, e percebendo logo o abandono de alguns jovens nas ruas, sem qualquer apoio, entregues a suas própria sorte, esta situação comoveu o coração do pastor que sem olhar para as conseqüências possíveis passou a acolher alguns daqueles jovens em sua própria casa, partilhando o teto da sua família com aqueles jovens necessitados.
Nos fins de semana o pastor Joel, acompanhado de alguns dos seus assistidos fazem um trabalho de aproximação com outros jovens que estão na noite se divertindo no Bairro, e eles vão de esquina em esquina, de bar em bar, e procuram passar para aquelas pessoas que queiram ouvir, qual é o verdadeiro sentido da vida, Jesus Cristo.
O pastor conseguiu com muito esforço alugar um galpão na rua antiga trinta e oito, no Parque Mambucaba, e para este local ele transferiu a sua oficina de serralheria; e ali ele ensina a prática do ofício para todas as pessoas dispostas a aprender esta profissão. Neste local nasceu a instituição ( CENTRO DE RECUPERAÇÃO AMO A VIDA), local onde o pastor Joel atende pessoas carentes de uma maneira geral: dependentes químicos, moradores de rua, migrantes, todas essas pessoas que passam por ali recebem um ombro amigo e uma palavra de consolo e incentivo.
Medalha Lopes Trovão
Fábio Miranda Felix
Formado em Educação Física pela UFRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), com especialização em Psicomotricidade pela UCAM – Universidade Cândido Mendes (2002).Desde 1994 atua na profissão lecionando no Centro de Ensino Integrado (CEI), na Vila Residencial de Mambucaba. Entre os anos de 1995 e 2001 trabalhou no Clube Campestre de Mambucaba como professor de Natação e Futsal. Em 1996 foi convidado a trabalhar na Associação Brasileira de Ensino Universitário, no Parque Mambucaba, encerrando suas atividades em 1998.Entre os anos de 1998 e 2004, também trabalhou no Centro de Ensino de Mambucaba (CEM). De 2002 a 2004 voltou a trabalhar como professor de Futsal no Clube Náutico de Praia Brava.Desde 2004 trabalha como Professor da Rede Estadual (SEE), no Colégio Estadual Almirante Álvaro Alberto e CIEP – 495, Guinard. Também atua como especialista em Desportos pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, desenvolvendo o Projeto Esporte na Comunidade (PEC), no Parque Mambucaba, proporcionando iniciação esportiva e treinamento de equipes para crianças e adolescentes da comunidade.
Messias Manoel da Silva
O Professor Messias começou a ministrar aulas de Judô em março de 1985, no Clube Recreativo de Praia Brava. com cinco alunos de Judô e alguns de Karatê de um outro professor, foi criado a Oriente Associação de Artes Marciais, que permaneceu até 31 de dezembro de 1990, com aulas de Judô e Karatê.
Em 02 de janeiro de 1991 o professor Messias fundou o seu próprio Clube de Judô , cujo nome é do seu criador - Judô Clube Messias.
O J.C. Messias como micro empresa e em dia com as suas obrigações dentro do municipio, no dia 21-01-1991 foi registrado na Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, passando a ser o único representante direto da entidade em Angra dos Reis.
À frente de tudo, há dezenove anos, o professor Messias vem construindo campeões de medalhas e acima de tudo , cidadãos angrenses que hoje são referências em nosso municipio como médico, dentista, farmacêutico, biólogo, professor de Educação Física, engenheiro, militar e outros segmentos profissionais.
Em 1990 o seu aluno Márcio Bastos Demori, participou de competições no Japão, França, Estados Unidos e Argentina.
Em outubro de 1997 o professor Messias esteve na França trabalhando no Mundial de Judô, com o objetivo de aprimorar mais os seus conhecimentos.
Padre Pedro Coutinho dos Reis
Em 1932, na cidade de Santa Bárbara do Monte Verde - MG, nasceu o menino Pedro, chamado assim por seus Pais, Antônio Alves Coutinho e Alice Nunes Coutinho; dede pequenino sentiu no coração o desejo de ser padre, sua grande vocação; ainda na adolescência entrou para o seminário e durante um longo tempo lá viveu e estudou, mas Deus tinha para ele um outro plano ainda não era o momento da sua consagração sacerdotal. Durante um período de férias, Deus colocou no seu caminho uma jovem chamada Nivalda, com quem Pedro se casou. Nesta abençoada união nasceram três filhos e o casal solidário adotou mais uma filha. Durante trinta e três anos foram felizes de verdade, até o dia em que Nivalda foi viver na Eternidade. Ficando ele viúvo, voltou para o seminário, pois o chamado ao sacerdote reascendeu no seu coração; Então apoiado pela comunidade voltou a estudar com afinco e depois de muitos esforços conseguiu completar o almejado curso.
No dia vinte e oito de Outubro do ano de dois mil, aconteceu na paróquia de São José Operário, em dia de festa triunfal, a Ordenação Sacerdotal do Padre Pedro Coutinho dos Reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!