O Inea implantou um sistema de monitoramento permanente do meio ambiente. O presidente do Inea, Luiz Firmino, explicou que o Centro de Operações é importante porque o instituto proverá informação confiável, a tempo e a hora, aos sistemas de alerta da Defesa Civil e a outros órgãos do Estado e dos municípios a tempo de de que providências sejam tomadas. Para ele, o sistema de monitoramento do meio ambiente também terá o papel importante de influenciar na definição e adoção de políticas públicas.
O futuro Centro de Operações vai trabalhar não apenas com a parte que o Inea desenvolve há algum tempo no estado, o Sistema de Controle e Alerta de Cheias e o Sistema de Controle de Incêndios, que respectivamente alertam com antecedência quando vai acontecer alguma situação anormal relacionada a chuvas, cheias de rios, enchentes e inundações ou secas prolongadas. Nesse caso, o Sistema de Controle de Incêndios registra as informações no centro operacional e as equipes de campo vão vistoriar o entorno de reservas e parques para alertar a população.
O sistema já funciona na Baixada Fluminense e em Nova Friburgo, na Região Serrana, e será estendido para outras áreas do estado. O monitoramento é feito por equipamentos instalados em pontos estratégicos que transmitem as informações para o Centro de Operações a cada 15 minutos. O centro é alimentado 24 horas por dia com as informações e produz os diversos estágios de alerta. Estas são disparados a celulares de uma lista que envolve Defesa Civil, autoridades municipais e do estado, que recebem a informação antes de acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!