O prefeito Tuca Jordão esteve na terça-feira, 13, em Brasília, para uma reunião com o ministro da Educação Fernando Haddad. No encontro, foi definida a implantação do curso de graduação em Engenharia Mecânica no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em Angra, em agosto deste ano.
Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, a boa notícia veio para provar que os investimentos do município para a implantação do Cefet, no valor de R$ 5 milhões 700 mil, valeram a pena.
Os senadores Paulo Duque e Marcelo Crivella, reforçaram o coro junto ao prefeito, que estava acompanhado, também, do vice-prefeito Essiomar Gomes.
A seleção para as 40 vagas para o curso será realizada pelo Cefet-RJ, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes, exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) do ano de 2009, já que as aulas começam já neste ano.
Seleção das 40 vagas para o curso técnico em Eletromecânica
Atendendo a uma solicitação da diretoria geral do Cefet-RJ, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia realizará o processo de seleção para preenchimento das 40 vagas da primeira turma do curso técnico em Eletromecânica do Cefet Angra, que se iniciará em agosto.
O processo de seleção está no Boletim Oficial nº 253 do dia 15, onde em um decreto, são definidos os critérios para os alunos que desejam se inscrever para o curso.
Segundo a secretária Luciane Rabha – que se reuniu com representantes das escolas das redes municipal e estadual e privada, no auditório do Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), no dia 14, para divulgar o processo de seleção, bem como esclarecer os critérios que serão utilizados –, 15 vagas serão destinadas à rede estadual, 15 para a municipal e 10 para a privada.
As inscrições para este processo seletivo deverão ser feitas diretamente na escola:
- Rede municipal - na escola onde o aluno tenha concluído o 9º ano do Ensino Fundamental em 2009;
- Rede Particular – na escola onde o aluno tenha concluído o 1º ano do Ensino Médio;
- Rede Pública Estadual – na escola onde o aluno esteja cursando o Ensino Médio
http://www.angra.rj.gov.br/asp/sgd/sgd_noti_indice.asp?vid_noticia=5156
Caro Vereador Parente,
ResponderExcluirAté o presente momento não se cumpriu o prometido, ou seja, o curso de Engenharia Mecânica não saiu. Gostaria de ter a informação se existe ainda alguma possibilidade deste curso ser realizado no CEFET de Angra no segundo semestre de 2011? Minhas dúvidas surgiram devido as informações de que o Governo federal fará um corte nas contratações, estas fundamentais para que o projeto do CEFET em Angra deslanche, uma vez que necessita professores.
Cordialmente,
Rodrigo Garcia dos Reis
Caro Vereador,
ResponderExcluirÉ com muito entusiasmo que aguardo a tão prometida partida para o curso de engenharia mecânica no CEFET-Angra. Afinal uma cidade com o potencial como o nosso não pode simplesmente cruzar os braços e deixar as oportunidades passarem em vão. Precisamos realmente de homens capazes e verdadeiramente comprometido com o povo "não é o que vemos... começando com o Governo Federal". Vejo com alguma reserva o início das aulas como prometido para agosto de 2011 e até mesmo para o primeiro semestre do ano de 2012, conforme as últimas informações que obtive pelos atendentes da unidade. Espero estar errado!!