Bem-vindo ao nosso Blog. Hoje é

terça-feira, 27 de março de 2012

ESTUDO DESCARTA INFLUÊNCIA NEGATIVA DE USINAS NUCLEARES SOBRE SAÚDE


A operação das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 não produz nenhum impacto sobre a saúde dos moradores do município de Angra dos Reis. A conclusão é do estudo "Padrão da Mortalidade da População Circunvizinha à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - 1986 a 2007", realizado pelo Centro de Informações em Radioepidemologia (Cira) da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam). 
O trabalho analisa todas as grandes causas de óbitos da região e de outros 47 municípios de três estados da região Sudeste, principalmente as doenças potencialmente relacionadas à exposição à radiação ionizante, como câncer e anomalias congênitas.
Considerou-se no estudo como área de influência direta da Central Nuclear Álvaro Alberto o município de Angra dos Reis, cuja sede está situada no raio de 30 km das instalações nucleares e, portanto, da possível fonte de exposição. 
- Área de Influência Indireta - municípios cujas sedes estão localizadas no raio de 30 km a 50 km da fonte radioativa - Arapeí, Bananal, Mangaratiba, Paraty, Rio Claro e São José do Barreiro;
- Área de Controle - municípios da mesma região geográfica, localizados a uma distância de 50 km a 100 km da fonte radioativa, isto é, fora da área de influência da Central Nuclear. Este estrato representa a soma da população e dados de mortalidade de 40 municípios, abrangendo os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Como Área de Controle 1, os municípios de Alagoa, Aparecida, Areias, Barra do Piraí, Barra Mansa, Bocaina de Minas, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Engenheiro Paulo de Frontin, Guaratinguetá, Itaguai, Itamonte, Itanhandu, Itatiaia, Japeri, Lagoinha Lavrinhas, Lorena, Marmelópolis, Mendes, Paracambi, Passa Quatro, Passa Vinte, Pinheiral, Piquete, Piraí, Porto Real, Potim, Quatis, Queluz, Resende, Roseira, São Luis do Paraitinga, Seropédica, Silveiras, Ubatuba, Virgínia e Volta Redonda; e, como Área de Controle 2, o município de Cabo Frio.


Fonte: Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!