A Câmara Municipal de Angra dos Reis, realiza nesta terça-feira, dia 08, a partir das 19.00hs, no Plenário Benedito Adelino, uma Sessão Solene Alusiva à Cultura com a entrega da medalha de Mérito Brasil dos Reis. O Vereador Parente, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 056/2011, agraciará o Diretor do IVA - Centro de Integração, Valorização e Ajuda, Arundo Nunes da Silva Terceiro.
Abaixo o Histórico do agraciado:
Arundo Nunes da Silva Terceiro Nasceu em 4 de janeiro de 1972 em Pernambuco. Natural do Recife e criado na cidade alta de Olinda, vivenciou de perto as transformações culturais, sobretudo na década de 90. Começou efetivamente seus trabalhos culturais como coralista, emprestando a sua voz aos principais coros do Recife e Olinda. Nesta mesma época foi diretor administrativo do Coral São Pedro Mártir, o mais antigo coro em atividade do país. Ajudou a formar grupos culturais, reconhecidos hoje internacionalmente, foi brincante de caboclinhos, maracatus, blocos carnavalescos fazendo a alegria dos foliões e abrindo shows tais como Alceu Valença, Quinteto Violado, Antonio Carlos Nóbrega, dividindo palco ainda com nomes da cultura popular como Lia de Itamaracá, Mestre Salustiano e Celma do Coco.
Chegou a Angra dos Reis no dia 30 de dezembro de 2007. Em 2008, já participava do Coral da Cidade, no qual foi solista no espetáculo da Semana Santa e casamento, montou o grupo Experimental da Cultura Popular que abriu a palestra sobre os 120 anos da abolição.
No Bairro do Parque Belém criou o Centro de Integração, Valorização, e Ajuda, o IVA, ONG que diversifica uma dezena de atividades e atua em vários bairros de Angra dos Reis.
Com os grupos culturais participou de festas populares tais como: Festa de Santana, Cristo Libertador, Nossa Senhora Aparecida, São Benedito, Festa da Lapa e Bonfim, dois festivais de forró da Ilha Grande, as três edições do Festival de educação e cultura da Ampla, Festa do Divino, dezenas de apresentações em escolas públicas, praças e teatro municipal. Totalizando nestes quase quatro anos mais de 200 apresentações.
Foi à única instituição de Angra dos Reis em 2010 que teve trabalho aprovado no Fórum Mundial de educação em Osasco – São Paulo, qual infelizmente o grupo não pode participar por questões financeiras.
Realizou o Fórum “Imaginários Urbanos”, trazendo a Angra dos Reis pensadores do Paraná e Rio de Janeiro além dos locais.
Por todo este trabalho cultural, estamos agraciando Arundo com a Medalha de Mérito Brasil dos Reis, comenda destinada a personalidades que se destacam na cultura angrense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!