A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), em parceria com a secretaria municipal de Educação, terminou na quarta-feira, dia 16, um acompanhamento da saúde dos alunos da Escola Municipal Nova Perequê. Foram obtidos o peso, a altura e aferida a pressão arterial, entre outros dados, de cada um dos 864 estudantes da unidade.
“Com essas informações faremos uma avaliação estatística junto com a secretaria de Educação”, informou a coordenadora de Educação e Saúde da Fusar, Guilhermina da Silva. Ela disse também que o objetivo do projeto é fazer o “desenho da situação de saúde do aluno, buscando integração dos programas entre as secretarias para propor melhorias”.
Além das medidas antropométricas, cada funcionário também preencheu o “formulário de marcadores do consumo alimentar”. No documento, opções com hábitos alimentares a serem respondidas pelo estudante, como salada crua, legumes e frutas frescas fazem parte do questionário, de caráter qualitativo em termos de avaliação. A faixa etária dos pesquisados é de 11 a 60 anos. No caso dos menores de idade, houve a autorização dos pais.
Todas as informações sobre os estudantes serão agora inseridas no cadastro do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do ministério da Saúde. A ficha é disponibilizada pelo governo federal para todas as prefeituras do país e a partir dela cada município pode cruzar os dados da saúde com os indicadores educacionais, como evasão escolar e desempenho do aprendizado, por exemplo.
Estão envolvidos no projeto profissionais de enfermagem, cardiologia e psicologia, entre outros e pela Fusar também participam todos os coordenadores de ações programáticas.
Segundo a coordenadora de Educação e Saúde da Fusar, o projeto será estendido para todos os distritos de Angra dos Reis. “Temos como meta cobrir toda a cidade”, afirmou Guilhermina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!