Bem-vindo ao nosso Blog. Hoje é

quinta-feira, 31 de março de 2011

SERTÃO ILUMINADO

Finalmente a Luz chegou ao Sertão de Mambucaba. 
 
O Vereador Parente recebeu, nesta quinta-feira, 31, por volta das 16:00 horas, através da Associação de Moradores do Parque da Bocaina e Entorno, a informação que a luz finalmente foi ligada para alguns moradores que estavam na lista inicial de contemplados pelo Programa Luz para Todos. Parente falou deste sonho dos moradores do Sertão:
- Finalmente é um sonho que se concretiza, pois faz mais de 20 anos, que lutamos para conseguir levar a luz ao Sertão e encontramos todas a dificuldades possíveis e coincidentemente agora que Mambucaba tem um morador local, representando o bairro na Câmara Municipal, o Sertão é contemplado com a luz. Quero ressaltar a disposição que pessoas como o Vanderlei, o Orly e muitos outros que faz muitos anos lutam pela chegada desta luz. Só quem pôde acompanhar de perto, sabe o sofrimento que se passou. Quero parabenizar também o Engenheiro Olímpio Passos, da Ampla, que muito ajudou a concretizar este sonho. A comunidade do Sertão de Mambucaba, está em festa e tenho certeza que a luz chegará para  todos. É uma questão de tempo.  


Abaixo você pode ver duas postagens a respeito da luta do Vereador Parente pela luz no Sertão:
- Postagem do dia 15 de Novembro de 2009, quando da liberação da licença:

- Postagem do dia dia 05 de Março de 2010, quando, atendendo a um pedido do Vereador Parente, o Eng.º Olímpio Passos, da Ampla, veio ao Sertão de Mambucaba e anunciou a chegada da luz, que demorou ainda um pouco, mas finalmente chegou:

CMAR confirma realização de Sessão Especial para debater a segurança das usinas nucleares

A Câmara Municipal de Angra dos Reis realiza nesta quinta-feira, 31, uma Sessão Especial para debater a segurança das instalações nucleares do município e o plano de emergência e salvamento da população em caso de acidente no complexo nuclear de Itaorna, onde estão localizadas as usinas Angra I e Angra II e onde está sendo construída a usina nuclear Angra III. O evento será na Casa Larangeiras, no Centro da cidade, às 15h.

A participação dos membros da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados foi cancelada devido ao falecimento do ex-vice-presidente da República, José Alencar, que motivou também o cancelamento de uma visita dos parlamentares federais à cidade. Foram confirmadas as participações de representantes da Eletrobras Eletronuclear, Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e das secretarias de Defesa Civil municipal e do Estado. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 14 - Net Angra)

A Sessão Especial foi sugerida pelo presidente da Câmara, Dr. José Antônio Azevedo Gomes (PCdoB), e teve aprovação unânime dos demais parlamentares. Na justificativa da proposição, o vereador afirma que os incidentes envolvendo instalações nucleares no Japão recolocaram a segurança das usinas de Angra em discussão e causam grande preocupação na população. Boa parte dos moradores de Angra ainda desconhece o plano de emergência em caso de acidentes radiológicos e questionam, sobretudo, as rotas de fuga, em especial o estado de conservação da rodovia Rio-Santos.

Fonte: Site da Câmara Municipal de Angra dos Reis

quarta-feira, 30 de março de 2011

PARENTE PEDE MUDANÇA DE ENDEREÇO DA (AGC) DEVIDO AOS CONSTANTES ALAGAMENTOS NAQUELE LOCAL

Parente pede mudança da Agência Comunitária dos Correios a (AGC) do local atual, para um novo endereço no Parque Mambucaba, devido aos constantes alagamentos naquelas proximidades. O prédio que abriga a agência, abriga também a Administração Regional da Região Sul. A pedido do Vereador Parente, a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, está fechando acordo com o empresário, dono do Posto de Gasolina Cardoso, para a instalação da nova Agência dos Correios no Parque Mambucaba,  na Av.Francisco Magalhães de Castro.

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:



terça-feira, 29 de março de 2011

PROPOSIÇÕES DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 29/03/2011

PAUTA PARA DÉCIMA SESSÃO ORDINÁRIA

DO PRIMEIRO PERÍODO LEGISLATIVO DE 2011

DIA 29/03/2011 ÀS 15 h.


INDICAÇÃO Nº 0307/2011

EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a colocação de 01(um) redutor de velocidade – tipo quebra-molas na Rua Amadeu Dutra de Abrantes, no trecho entre a Travessa Itaperuna e a Rua Minas Gerais, no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0308/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a colocação de 01(um) redutor de velocidade – tipo quebra-molas na Rua Amadeu Dutra de Abrantes, no trecho entre a Rua Minas Gerais e a Travessa João Tavares, no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0309/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a colocação de 01(um) redutor de velocidade – tipo quebra-molas na Rua Amadeu Dutra de Abrantes, no trecho entre a Travessa Cândido Silva e a Travessa do Sossego, no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0310/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a colocação de 01(um) redutor de velocidade – tipo quebra-molas na Rua Amadeu Dutra de Abrantes, no trecho entre a Travessa do Sossego e a Travessa Manoel Ferraz, no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0311/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a colocação de 01(um) redutor de velocidade – tipo quebra-molas na Rua Amadeu Dutra de Abrantes, no trecho entre a Travessa Manoel Ferraz e a Rua Francisco Guedes da Silva, no Parque Mambucaba.

COMEÇA A OBRA DE RECONSTRUÇÃO DA PISTA DE SAÍDA ALTERNATIVA DO PARQUE MAMBUCABA





quinta-feira, 24 de março de 2011

PARQUE MAMBUCABA PRESENTE NA CÂMARA MUNICIPAL

Nesta quinta-feira, 24, cerca de 100 pessoas do Parque Mambucaba, acompanharam a Reunião da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Saneamento, Obras, Serviços Públicos e Direito do Trabalhadore do Consumidor, que aconteceu no Plenário Benedito Adelino, na Câmara Municipal. A Pauta da reunião foi os constantes alagamentos do Parque Mambucaba.
Estavam presentes, os Vereadores membros da Comissão, Leandro Silva, Presidente e Parente, Vice-Presidente, os vereadores Vilma e Cordeiro, o Chefe do IBAMA - ANGRA, José Olimpio Augusto Morelli, do Superintendente Regional do INEA, Júlio Avelar, dos Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cássio Veloso e Fernando Grande, além de Presdidentes e diversos representantes de Associações de Moradores do bairro, que ouviram os representantes dos órgãos ambientais afirmarem que estão sensíveis às questões do problema do Rio Mambucaba e Rio Perequê, dependendo, apenas que a Prefeitura apresente os projetos executivos, cumprindo as normas exigidas, que as obras de desassoreamento e contenção possam ser realizadas.
O representante do Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cássio Veloso, falou que a Prefeitura já está contatando um estudo hidrológico para apresentar aos órgão ambientais no intuito de urgenciar as resoluções dos problemas do bairro. Ficou acertado a criação de um grupo de trabalho que se reunirá no dia 07 de Abril, para pontuar questões a serem abordadas na Audiência Pública que será realizada no Parque Mambucaba em data a ser definida pela Comissão.
Parente falou da reunião:
- È muito importante a participação da população na Casa Legislativa e os moradores do Parque Mambucaba deram, hoje, uma demonstração de como se manifestar de forma ordeira, na busca de soluções que amenizarão seus problemas, pois ele é o maior prejudicado. Temos certeza que esta reunião foi um marco e um divisor na resolução dos problemas do Parque Mambucaba. Vimos que há necessidade de uma interação dos três poderes executivos, municipal, estadual e federal e os representantes dos órgãos ambientais, se colocaram a disposição para dar celeridade aos projetos da Prefeitura. Tenho certeza que na audiência pública a ser realizada no bairro, já tenhamos o que deverá ser feito para a solução dos problemas dos Rio Mambucaba e Rio Perequê apresentado para a população.

PROPOSIÇÕES DA SESSÃO DO DIA 24/03/2011

PROPOSIÇÕES PARA NONA SESSÃO ORDINÁRIA

DO PRIMEIRO PERÍODO LEGISLATIVO DE 2011

DIA 24/03/2011 ÀS 15 h.


MM/012/2011
AUTOR: MANOEL CRUZ PARENTE
Ementa: Utilização da Tribuna do Plenário da Câmara Municipal, para fala em sessão ordinária, pela Associação de Moradores do Residencial Paraíso, conforme descrito no Art. 238, do Regimento Interno desta Casa

INDICAÇÃO Nº 0302/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a colocação de iluminação pública com a colocação de 02(duas) luminárias no final da Travessa Itaperuna a partir da Rua Amadeu Dutra de Abrantes, no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0303/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a colocação de iluminação pública com a colocação de 02(duas) luminárias no final da Travessa São Salvador a partir da Rua Amadeu Dutra de Abrantes, no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0304/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a colocação de iluminação pública com a colocação de 02(duas) luminárias na Rua Minas Gerais a partir da Rua Amadeu Dutra de Abrantes em direção à Avenida Francisco Magalhães de Castro, no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0305/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a colocação de 01(um) redutor de velocidade – tipo quebra-molas na Rua Amadeu Dutra de Abrantes, no trecho entre a Rua Presidente Getúlio Vargas e a Travessa São Salvador, no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0306/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a colocação de 01(um) redutor de velocidade – tipo quebra-molas na Rua Amadeu Dutra de Abrantes, no trecho entre a Travessa Itaperuna e a Travessa São Salvador, no Parque Mambucaba.

terça-feira, 22 de março de 2011

PROPOSIÇÕES DA SESSÃO DO DIA 22/03/2011


INDICAÇÃO Nº 0206/2011
EMENTA: Indico à Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine substituição e redimensionamento da drenagem de águas pluviais existente na Avenida Francisco Magalhães de Castro, no trecho compreendido entre a Rua Tancredo Neves e a Rua Francisco Guedes da Silva, no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0207/2011
EMENTA: Indico à Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine substituição e redimensionamento da drenagem de águas pluviais existente na Rua Getúlio Vargas, no trecho compreendido entre a Rua da Conquista (antiga Rua 24) e a Rua das Flores (antiga Rua 28), no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0208/2011
EMENTA: Indico à Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine substituição e redimensionamento da drenagem de águas pluviais existente na Rua Ulysses Guimarães (antiga Rua 18), no trecho próximo aos fundos da Escola Municipal Nova Perequê e a quadra de esportes da referida Rua, no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0300/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que realize um estudo técnico que viabilize, em caráter de urgência, a reorganização do trânsito do Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 0301/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a colocação de iluminação pública com a colocação de 08(oito) luminárias na Rua Amadeu Dutra de Abrantes, no trecho compreendido entre a Rua Minas Gerais e a Rua Presidente Getúlio Vargas, no Parque Mambucaba.

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:

PREFEITURA LANÇA PROJETO DE APOIO AO COMÉRCIO NO PARQUE MAMBUCABA

Com o objetivo de dar o suporte necessário aos comerciantes e prestadores de serviços no processo de implementação da competitividade, através de pesquisas, palestras e debates, com temas relacionados ao setor, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Atividades Econômicas e sua Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços, lançará, nesta quinta-feira, 24, o Projeto Comércio Mais Forte, no Parque Mambucaba.
O projeto é uma parceria do governo municipal e o Sebrae-RJ e com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis, Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Angra dos Reis e do Banco do Brasil.
A parceria com o Sebrae vai render, além de palestras e treinamentos direcionadas à necessidade de cada localidade, uma pesquisa com 500 consumidores e 300 comerciantes para detectar os problemas dos polos. Será uma espécie de “raio X” e, com o diagnóstico, a prefeitura vai agir com possíveis instalações de agências bancárias, correios, casas lotéricas e melhoria na iluminação pública.
O lançamento do projeto para o comércio no Parque Mambucaba será no dia 24, na Igreja Comunidade Nação Santa, na Rua da Conquista, nº 15.

domingo, 20 de março de 2011

SERTÃO DE MAMBUCABA PODE FICAR ISOLADO

O Sertão de Mambucaba pode ficar isolado do resto do Município. Foi o que constatou o Vereador Parente, que visitou o local na última sexta-feira, 18. A estrada que é o principal acesso ao Sertão, está, em determinado trecho, praticamente destruída pelo Rio Mambucaba(vide fotos da postagem) , com passagem somente para um veículo e não é recomendável passar com veículo pesado. A estrada que sofreu com as últimas chuvas, com vários pontos danificados, está em geral em boas condições de trânsito, pois a Prefeitura fez a sua manutenção, porém em um local específico, porém antes da chegada do local conhecido como poção, o Rio Mambucaba avançou pela estrada. É preciso que seja autorizado com urgência, o início de obras no de desassoreamento e contenção de diversas partes do rio, senão a população continuará sendo penalizada. Parente falou da situação:
- Estivemos no Sertão e constatamos o mesmo processo que está acontecendo na Rua Dollor Barreto, antiga Rua 20, onde o rio está avançando sobre a estrada, colocando em risco a população. Conversamos com Sr.Vanderlei, Presidente da Associação de Moradores do Sertão e ficou demonstrado a preocupação dos moradores com um possível isolamento, pois a estrada pode ser interditada a qualquer momento, no trecho próximo ao local conhecido como poção. Precisamos urgente iniciar estas obras. Na próxima quinta-feira estaremos recebendo na Câmara Municipal, representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, do INEA e do IBAMA e esperamos que eles saiam sensibilizados para a necessidade urgente de licenciar e iniciar a dragagem e as obras de contenção do Rio Mambucaba e também do Rio Perequê, assim como do Rio Bracuhy. A população tem sido penalizada por este entraves burocráticos, em muitas situações com risco de morte. Esperamos que na quinta saíamos com esta solução.


sábado, 19 de março de 2011

ELETRONUCLEAR APRESENTA INFORMAÇÕES SOBRE PLANO DE EMERGÊNCIA


Os eventos acontecidos nas usinas nucleares do Japão após a ocorrência de um terremoto seguido de tsunami tornaram necessária a execução do plano de emergência das centrais atingidas, incluindo medidas como a evacuação dos habitantes vizinhos a estas unidades, de forma preventiva. Este fato pode causar dúvidas ou questionamentos em relação ao plano de emergência da central nuclear de Angra. Para esclarecer esta questão, a Eletronuclear presta as seguintes informações.
Existe um plano de emergência? É feito algum tipo de treinamento com a população local?
Usinas como Angra 1 e Angra 2 foram projetadas e construídas com barreiras de proteção sucessivas e preparadas para resistir a um acidente mais sério. No entanto, como é comum e recomendável nos locais onde existem instalações industriais, um plano de emergência foi elaborado para orientar a população que mora nas proximidades da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).
No PEE/RJ constam ações específicas a serem implementadas nas Zonas de Planejamento de Emergência, que são áreas vizinhas à CNAAA, delimitadas por círculos, com raios, respectivamente, de 3 km, 5 km, 10 km e 15 km, centrados no edifício do reator de Angra 1.
No âmbito do Plano de Emergência, como são classificados os eventos e a partir de que nível devem preocupar a população?
Existe um modelo internacional de classificação e comunicação de emergências ao órgão regulador e às demais autoridades, que prevê ações sempre preventivas e antecipatórias. O modelo pressupõe quatro etapas possíveis de evolução dos eventos em função do possível grau de impacto. Vão desde as mais simples, sem nenhum reflexo sobre a saúde e a segurança da população, até as mais sérias, que podem ter como consequência a liberação de material radioativo para o meio ambiente.
O PEE/RJ da CNAAA é acionado gradativamente, conforme as etapas descritas a seguir:
1) Evento Não Usual (ENU) – é uma condição anormal na usina sem nenhuma possibilidade de liberação de material radioativo para o meio ambiente.
2) Alerta – indicação de real ou provável degradação nos níveis de segurança. São ativados os centros de emergência internos das usinas e os externos em Angra dos Reis, Rio de Janeiro e Brasília, sem a necessidade de ações de evacuação dos trabalhadores nem da população. Em casos de Alerta e ENU não está prevista qualquer ação junto à população.
3) Emergência de Área – indicação de real ou possível falha nas funções de segurança; não há indicação de falha iminente do núcleo do reator. Os trabalhadores não envolvidos com a emergência são retirados das usinas, conforme estabelece o Plano de Emergência Local (PEL).
4) Emergência Geral – indicação de real ou possível liberação de material radioativo; indicação de degradação iminente ou real do núcleo do reator. A população da ZPE-3 será evacuada para a ZPE-5 e, no caso de um agravamento, a população da ZPE-5 será removida para a ZPE-10. A população será orientada pela Defesa Civil, que tem destacamentos a leste e oeste da CNAAA, através das 8 sirenes instaladas nas ZPEs 3 e 5.
O Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) estabelece a remoção da população terrestre que não possui meios próprios, por meio de ônibus da Eletronuclear e das empresas concessionárias de transporte da região. Os abrigos serão escolas municipais e estaduais predefinidas no plano. Os ilhéus serão removidos pelo 1 Distrito Naval e serão abrigados no Colégio Naval de Angra dos Reis.
A cada dois anos são realizados exercícios simulados com a participação voluntária de parte da população e de todos os órgãos envolvidos na resposta a uma situação de emergência na CNAAA.
Como funciona o Plano de Emergência Externo?
O planejamento prevê ações em uma área de até 5 km em torno da central nuclear de Angra, que conta com um sistema de som capaz de transmitir alertas e informações. As estações locais de rádio e TV também fazem parte do plano e estão preparadas para divulgar instruções em caso de necessidade. 
Campanhas de esclarecimento também são realizadas, incluindo a distribuição anual de 40 mil calendários, de casa em casa, com instruções sobre como os moradores devem agir em situações de emergência. O calendário chama a atenção, também, para o teste mensal do sistema de som nas localidades próximas às usinas. O teste acontece todo dia 10, às 10 horas da manhã, para não confundir os moradores.
As ações especificadas nesse plano, coordenadas pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, sob a supervisão geral do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), e a supervisão técnica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), envolvem, também, a participação das seguintes organizações: Exército, Marinha, Aeronáutica, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Defesa Civil de Angra dos Reis, Defesa Civil de Paraty, empresas de eletricidade, de telefonia, de abastecimento de água e empresas de transporte urbano da região, além de outras secretarias estaduais e municipais.
Visando a manter esse plano sempre em condições de acionamento, são realizados, anualmente, nos anos pares, os Exercícios de Emergência – Parcial, quando são testadas, entre outras ações previstas no PEE/RJ, a eficácia da cadeia de comunicações e a eficiência da ativação dos centros de emergência, e, nos anos ímpares, os Exercícios de Emergência – Geral, quando são postas em prática e testadas todas as ações revistas no plano, inclusive a capacidade de mobilização de meios em pessoal e material; a disseminação de informações ao público e à imprensa; a ativação de alguns abrigos e até mesmo a simulação de evacuação de voluntários residentes na ZPE-3 e na ZPE-5, embora a possibilidade de remoção da população circunvizinha à Central Nuclear seja uma hipótese muito pouco provável.
Como funciona o Plano de Emergência Local?
O Plano de Emergência Local – PEL tem como objetivo proteger a saúde e garantir a segurança dos trabalhadores das usinas e do público em geral presente na Área de Propriedade da Eletronuclear em qualquer situação de emergência radiológica em Angra 1 e/ou Angra 2. O PEL abrange toda a área da CNAAA, a Vila Residencial de Praia Brava e a região de Piraquara de Fora. Esse Plano contempla, ainda, o apoio a ser prestado à Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e à Cnen na ZPE-3 e na ZPE-5.
Para testar e aprimorar a eficiência das equipes que, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, respondem pela atuação inicial nas usinas dos Grupos e das Equipes de Emergência, previstas no PEL, a Eletronuclear realiza dez exercícios anuais, sendo cinco por usina. Além desses exercícios simulados, os Grupos e as Equipes de Emergência participam, ainda, dos Exercícios de Emergência – Parcial e dos Exercícios de Emergência – Geral em conjunto com os diversos órgãos dos diferentes níveis de governo diretamente envolvidos no PEE/RJ.


Em caso de um acidente grave, que área poderia ser atingida?
Com base nos critérios estabelecidos pela Cnen, as ações para a proteção da população, em situações de emergência na central nuclear de Angra, são esquematizadas segundo as Zonas de Planejamento de Emergência – ZPEs, com graus de planejamento de resposta que variam de acordo com a distância da central nuclear. A ZPE-3 está compreendida num raio de 3 km ao redor de Angra 1, a ZPE-5 num raio de 5 km e as ZPEs 10 e 15 em raios de 10 km e 15 km, respectivamente.
O Plano de Emergência Externo prevê as ações preventivas e urgentes de remoção da população num raio de 3 km e, em caso de agravamento do acidente, também num raio de 5 km. Nessas zonas é que estão instaladas as sirenes para notificação da população.
As ZPEs 10 e 15 são consideradas zonas de controle ambiental, onde não são previstas medidas de proteção urgentes e preventivas e sim medidas baseadas numa monitoração do meio ambiente.
Há quantas pessoas aproximadamente nas ZPEs 3 e 5?
A Defesa Civil Municipal de Angra trabalha, na ZPE-3, com uma estimativa de 360 pessoas e, na ZPE-5, com 16.836 pessoas. 

PARENTE VISITA RESIDÊNCIAS ATINGIDAS PELA ENCHENTE NO PARQUE MAMBUCABA

Rio Mambucaba na altura da Rua Dollor Barreto, de frente ao bar do Pescocinho. 

 

O Vereador Parente visitou várias famílias atingidas pelas últimas enchentes. Esteve na casa da Srª. Maria José, moradora na Rua da Conquista, onde viu os danos causados pela enchentes. D.Mária José, já está assistida com o aluguel social pelo Governo Municipal.


Parente visitou também o Sr. Adilson Gonçalves, morador da Travessa Canavieira, com acesso pela Rua da Conquista, e foi uma das mais prejudicadas pelas enchentes, com um volume d'água superior a um metro de altura. 

O Vereador Parente visitou, ainda as casas das Srªs Maria Aparecida e Janete Divina e de outros moradores , que fizeram questão de mostrar suas moradias, com marcas de águas de chuva nas paredes e com perdas de móveis, roupas e outros pertences.

Parente falou da visita:
- Na quarta-feira, dia da enchente, acompanhamos de perto, pois estivemos o tempo todo aqui no Residencial Paraíso, assim como em outros pontos do bairro, na tentativa de ajudar para que, principalmente, não tivéssemos, vítimas fatais, o que graças a Deus, não houve, desta vez e hoje estamos podendo acompanhar o sofrimento destas famílias, vindo à suas casas e trazendo nossa solidariedade e dizendo a elas que estamos tentando minimizar este sofrimentos. Estaremos recebendo na próxima quinta-feira, na Câmara Municipal, representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, do Instituto Estadual do Ambiente - INEA e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - IBAMA, órgão federal, para saber a razão pela qual não é liberada a obra de desassoreamento do Rio Mambucaba, que, sendo executada, diminuirá e muito a incidência de enchentes no Parque Mambucaba. 
É importante colocar que: a dragagem e outras obras no Rio Mambucaba e Rio Perequê, irão diminuir a quantidade de água que vaza nas enchentes, porém elas continuarão acontecendo, pois são fenômenos da natureza, que não podemos evitar, apenas remediar. 
 

quinta-feira, 17 de março de 2011

PROPOSIÇÕES DA SESSÃO DO DIA 17/03/2011

CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS
SECRETARIA DE LEGISLAÇÃO


PAUTA PARA SETIMA SESSÃO ORDINÁRIA

DO PRIMEIRO PERÍODO LEGISLATIVO DE 2011

DIA 17/03/2011 ÀS 15 h.


 EXPEDIENTE
INDICAÇÃO Nº 022/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na Forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a construção de um Muro de contenção em frente á Quadra de Esporte no Morro do Tatu.

INDICAÇÃO Nº 023/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na Forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a construção de um Muro de contenção logo após a Estação de água do SAAE, próximo ao Rio Bracuhy, na Estrada Santa Rita I, no Bracuhy.

INDICAÇÃO Nº 024/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na Forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a construção de uma Quadra Poliesportiva, no Jardim Paraíso, no Bairro Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 025/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na Forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a padronização das calçadas da Rua Presidente Getúlio Vargas, no Parque Mambucaba.

INDICAÇÃO Nº 026/2011
EMENTA: Indico a Mesa, na Forma Regimental, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que determine a complementação da pavimentação da Rua Bem-Te-Vi, no Bairro Pontal.


quarta-feira, 16 de março de 2011

ALUNOS DA ESCOLA NOVA PEREQUÊ RECEBEM ACOMPANHAMENTO DE SAÚDE


A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), em parceria com a secretaria municipal de Educação, terminou na quarta-feira, dia 16, um acompanhamento da saúde dos alunos da Escola Municipal Nova Perequê. Foram obtidos o peso, a altura e aferida a pressão arterial, entre outros dados, de cada um dos 864 estudantes da unidade.

“Com essas informações faremos uma avaliação estatística junto com a secretaria de Educação”, informou a coordenadora de Educação e Saúde da Fusar, Guilhermina da Silva. Ela disse também que o objetivo do projeto é fazer o “desenho da situação de saúde do aluno, buscando integração dos programas entre as secretarias para propor melhorias”.

Além das medidas antropométricas, cada funcionário também preencheu o “formulário de marcadores do consumo alimentar”. No documento, opções com hábitos alimentares a serem respondidas pelo estudante, como salada crua, legumes e frutas frescas fazem parte do questionário, de caráter qualitativo em termos de avaliação. A faixa etária dos pesquisados é de 11 a 60 anos. No caso dos menores de idade, houve a  autorização dos pais.

Todas as informações sobre os estudantes serão agora inseridas no cadastro do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do ministério da Saúde. A ficha é disponibilizada pelo governo federal para todas as prefeituras do país e a partir dela cada município pode cruzar os dados da saúde com os indicadores educacionais, como evasão escolar e desempenho do aprendizado, por exemplo.

Estão envolvidos no projeto profissionais de enfermagem, cardiologia e psicologia, entre outros e pela Fusar também participam todos os coordenadores de ações programáticas.

Segundo a coordenadora de Educação e Saúde da Fusar, o projeto será estendido para todos os distritos de Angra dos Reis. “Temos como meta cobrir toda a cidade”, afirmou Guilhermina.

PARQUE MAMBUCABA SOFRE COM NOVA ENCHENTE

Nesta quarta-feira, o Parque Mambucaba voltou a sofrer com uma nova enchente, com o transbordamento do Rio Mambucaba, que precisa urgentemente de ser dragado.

PARENTE ACOMPANHA AO LADO DA POPULAÇÃO A ENCHENTE DO PARQUE MAMBUCABA
 RUA ULYSSES GUIMARÃES - ANTIGA RUA 18

 RUA DAS FLORES - ANTIGA RUA 28 - RESIDENCIAL PARAÍSO

 RUA DA CONQUISTA - ANTIGA RUA 24 - RESIDENCIAL PARAÍSO

  RUA DA CONQUISTA - ANTIGA RUA 24 - RESIDENCIAL PARAÍSO

 RUA DOLLOR BARRETO - ANTIGA RUA 20

 RUA DOLLOR BARRETO - ANTIGA RUA 20
  RUA ULYSSES GUIMARÃES - ANTIGA RUA 18

RUA DOLLOR BARRETO - ANTIGA RUA 20
   RUA ULYSSES GUIMARÃES - ANTIGA RUA 18

 FINAL DA RUA ULYSSES GUIMARÃES

SESSÃO SOLENE EM ALUSÃO AO DIA DA MULHER

A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou nesta terça-feira, 15, uma Sessão Solene Alusiva ao Dia da Mulher. O evento aconteceu na Sede Social do Iate Clube Aquidabã.
O Vereador Parente agraciou a Sr.ª Maria José dos Santos Silva, a Dona Zezé. Abaixo fotos do evento:
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 15 de março de 2011

PARENTE BUSCA SOLUÇÃO PARA ALAGAMENTOS NO PARQUE MAMBUCABA

O Vereador Parente, preocupado com os alagamentos constantes em diversas ruas do Parque Mambucaba, recebeu nesta terça-feira, 15, a Secretaria Municipal de Obras, Elenize Cambeiro Santana e o Sub-Secretario de Obras, Vingle Martins. 
Parente, que explicou à Secretaria, que estas obras de drenagem, são necessárias e urgentes,  mostrou o principais pontos de alagamentos do bairro,m começando pela esquina das Ruas Tancredo Neves e Mário das Graças Toledo com a Avenida Francisco Magalhães de Castro, que alagam com 30 minutos de chuva(vide postagem).
Parente, a Secretaria Elenice e o comerciante Edmar
A seguir o Vereador Parente levou a Secretaria à Rua Ulisses Guimarães, próximo á quadra de esportes, ponto de embarque dos alunos e que alaga frequentemente.
Parente e moradores da Rua Ulysses Guimarães

A seguir a comitiva seguiu para o final da Rua Dollor Barreto, onde o Rio Mambucaba está entrando para a Rua e colocando em risco os moradores, conforme postagem anterior
Parente com moradores da Rua Dollor Barreto
A Secretaria esteve também no Residencial Paraíso, onde está sendo realizada uma obra emergencial.


As próxima rua a ser visitada pela Secretaria de Obras, Elenice Cambeiro, acompanhada do Vereador Parente, foi a Rua Presidente Getúlio Vargas, que tem alagado no trecho compreendido entre a Rua da Conquista e a Rua das Flores.
Parente e Elenice na Rua Getúlio Vargas
Rua Getúlio Vargas esquina com Rua São José
Rua das Flores 
A visita foi concluída na Ponte que dá acesso ao Sertão São José e que precisa ser reformada, com urgência.


A Secretaria Municipal de Obras, Elenice Cambeiro garantiu ao Vereador Parente e também a todos os moradores que puderam acompanhar a visita, que já na próxima terça-feira, 22, estará iniciando o trabalho de topografia nos pontos que necessitam de redimensionamento de rede.
Parente falou da visita:
- Trouxemos a Secretaria de Obras, para mostramos a ela pontos que alagam frequentemente e necessitam de uma medida urgente para a resolução destes problemas de alagamentos, que o Parque Mambucaba tem enfrentado. Precisamos de ação imediata nas drenagens do bairro e temos certeza que a vinda da secretaria vai solucionar grande parte deste problemas. Ela garantiu a nós e aos moradores que na próxima terça-feira iniciará a topografia, primeiro passo para iniciar as obras.