Angra dos Reis sediou a VIII Conferência Municipal de Saúde, no último fim de semana. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMSAR) e pela Prefeitura de Angra, através da Fundação de Saúde (Fusar). A abertura aconteceu na sexta-feira, 27, no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias . No segundo dia, quando foram montados os grupos de trabalho e a plenária de votação, o auditório do Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav) foi o local escolhido.
Com o tema “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio do SUS”, cerca de 350 pessoas participaram da conferência, sendo 224 delegados, divididos entre representantes da sociedade civil (associação de moradores, sindicatos, conselhos gestores, entidades religiosas, comunidades indígenas e quilombolas), gestores de saúde e prestadores de serviços de saúde, e trabalhadores de saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e outros).
A mesa de abertura foi composta pela presidente da Fusar, Dra. Maricelma Datore, que representou o prefeito Tuca Jordão, o presidente do CMSAR, Beto Moreira, e o representante do Conselho Estadual de Saúde, Oranir.
Dentre os temas votados e discutidos durante a conferência, destaca-se a criação do 5º distrito sanitário (Ilha Grande), que, através da criação dos conselhos gestores das comunidades do Abraão e Provetá, se insere como instituição que representa o usuário.A comunidade quilombola e a Associação de Proteção aos Animais também foram acrescentadas às instituições que representam o usuário. Já aos prestadores de serviços, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), a Associação de Renais Crônicos e a Santa Casa estão como representantes também. A Pestalozzi, que sempre representou os prestadores de serviço, continua no quadro.
Quanto ao Hospital da Japuíba, a plenária deliberou que o mesmo não deverá ser inaugurado prematuramente, antes que a situação da falta dos médicos seja solucionada.
Nesta confêrencia, entre outras atribuições, a Plenária votou o aumento do quantitativo do Conselho Municipal de Saúde, que agora passa a ser composto por 28 entidades que são: 14 representadas por usuários, 7 por gestores e 7 por profissionais da saúde.
O conselheiro Titular Usuário, José Carlos de Almeida, conhecido como Carlos Mambucaba, representou o 4º Distrito, neste histórico e importante evento em nossa cidade.