O Vereador Parente participou, nesta quinta-feira, 31, da Sessão Especial da Câmara Municipal de Angra dos Reis, que debateu a segurança das instalações nucleares do município e o plano de emergência e salvamento da população em caso de acidente no complexo nuclear de Itaorna, onde estão localizadas as usinas Angra I e Angra II e onde está sendo construída a Usina Nuclear Angra III. O evento foi realizado na Casa Laranjeiras, no Centro da Cidade.
- O tempo é muito curto para debater este assunto, porém, quero abordar dois pontos importantes em relação à questão da segurança das usinas - declarou o Vereador Parente, no uso da tribuna. O primeiro assunto é que, por ter trabalhado por mais de 20 anos na área relacionada à segurança das Usinas, posso afirmar que toda a equipe técnica da Eletronuclear envolvida nas questões de segurança, respiram 24 horas, cultura de segurança nuclear e estão preparados para manter o padrão internacional de segurança operacional exigido.
O segundo é que realmente, precisamos rever o plano de emergência, que precisa ser atualizado quanto à questão de aumento populacional de nossa região, pois em 1985, Angra dos Reis tinha 60 mil habitantes, hoje, temos cerca de 170 mil. A duplicação da Rodovia Rio-Santos, é prometida a mais de 25 anos e não aconteceu até agora, apenas em um pequeno trecho; O Hospital da Japuíba é fundamental, porém em caso de evacuação, algumas pessoas terão de ir para Mambucaba, que não tem nenhuma estrutura hospitalar para atender; são feitos investimentos no Hospital de Praia Brava, quando deveria ser construído um Hospital em Mambucaba, pois, dependendo do evento, o Hospital de Praia Brava não poderá ser utilizado – disse Parente.
Estiveram presentes diversas autoridades como o Prefeito Tuca Jordão, o Deputado Federal Fernando Jordão, além de representantes da Eletrobrás Eletronuclear, da Comissão Nacional de Energia Nuclear(Cnen), da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e das Secretarias de Defesa Civil municipal e do Estado.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!