A distribuidora de gás natural CEG-Rio confirmou que Angra dos Reis receberá, até novembro, os dois postos de GNV (Gás Natural Veicular). A implantação ficou estabelecida durante audiência pública realizada em maio deste ano, na Câmara Municipal. A base será em Itaguaí, que fará a distribuição para dois pontos no município, sendo que um deles já tem área definida na Rua Itatiaia, no bairro Japuíba.
Para facilitar a instalação do posto, os vereadores do município aprovaram um projeto de lei que visa adequar a cidade. O documento faz alguns ajustes ao código de obra reduzindo de 250 para 100 metros o raio de construção do posto entre asilos, escolas e hospitais. Pois somente com esse ajuste é que a licença ambiental é emitida.
- Os postos GNV serão de grande importância para a nossa cidade. Com esse, sobe para oito o número postos de combustível a gás instalados no sul do Estado. Vai ser um ganho muito grande para os motoristas, principalmente, os taxistas pelo baixo custo do produto - explicou o vereador Jorge Eduardo Mascote (PMDB).
Comparado aos outros municípios, Angra tem 1.975 veículos a gás, uma frota de 5,4% - considerada baixa, se comparada com Volta Redonda que chega a 32%. A expectativa é que esse percentual aumente com a instalação dos novos postos.
O sistema
A proposta inicial é atender ao mercado de GNV de Angra com o Gás Natural Comprimido (GNC). Nesta modalidade, o combustível é transportado em caminhões em um sistema chamado ponto a ponto. A distribuição do GNC a granel é considerada uma alternativa para estimular o desenvolvimento de novos mercados no país, especialmente em locais onde não há infraestrutura de transporte e distribuição.
No sistema ponto a ponto, o mercado é aberto e a chegada do GNV a uma cidade não depende da distribuidora de gás natural, no caso de Angra, a CEG-Rio. Nesse sistema, a compressão, o transporte e a comercialização do gás são de responsabilidade de empresas autorizadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para atuarem no segmento de GNC. Na região, a parceira da CEG-Rio é a Neogas. A CEG indicou Itaguaí como cidade para a construção da base de compressão, ou seja, do posto mãe, onde o gás poderá ser comprimido e armazenado nas carretas para ser transportado até o posto filho, em Angra.
A previsão é de que dois postos GNV sejam atendidos em Angra. A escolha do estabelecimento será feita pela Neogas que levará em conta a localização do posto, capacidade para comportar a carreta e impactos da atividade nos locais próximos. O transporte do combustível por carretas não implica aumento de preço para o consumidor, de acordo com a CEG-Rio.
Fonte: Site do Jornal Diário do Vale
Fonte: Site do Jornal Diário do Vale
boa boa palamentar sr parente angra carece deste feito sr entrara PARA ISTORIA DE ANGRA NOIS QUE MORAMOS EM VOLTA REDONDA E TEMOS CARRO AGAZ NOSSA PRAIA É ANGRA MUINTO O BRIGADO SR LUIZ CARLOS VR
ResponderExcluirParente quero parabeniza lo per esse feito.espero que q nossa mambucaba seja agraciada,presenteada com essa conquista.
ResponderExcluircarlos alberto (betao) associaçao de moradores do jardim cachoeira.
prezado sr quando será inaugurado o posto de gnv em japuiba obrigado p/atenção luiz carlos vr
ResponderExcluirprezado sr. quando comecei a animarme com a idéia de ter um posto de gnv em angra. ai veio a tristeza embargaram a obra, como a cidade pode crescer desta forma grato
ResponderExcluir